quarta-feira, 1 de junho de 2011

Greve dos professores das Universidades Estaduais 2011

Após assembléia realizada nessa terça-feira  que contou com a  participação de 187 professores, onde  apenas 3votos foram contrários e 19 abstenções a universidade entra em greve por  tempo indeterminado.
A UNEB  era a unica estadual que ainda não tinha aderido a greve, sendo que a UESC, UEFS  e UESB  já estão.
A greve é pela retirada da cláusula da “mordaça” do acordo de incorporação da CET, que congela os salários dos professores por 4 anos, e pela revogação do decreto internacionalista de contingenciamento 12.583.

Veja só que ABSURDO:

JUSTIÇA CONSIDERA ILEGAL GREVE DOS PROFESSORES DA UNEB

A greve dos professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi considerada ilegal pela Justiça baiana nesta segunda-feira (30). A decisão, proferida pelo juiz Mário Soares Caymme Gomes, determina que os docentes da Universidade retornem em 48 horas ao trabalho, sob pena de pagamento de multa diária de R$5 mil pela Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), ré no processo. Os professores da Uneb estão em greve desde o dia 27 de abril.

Pelo entendimento da Justiça, a greve dos professores é “abusiva” e vem sendo “exercida de maneira exageradamente ofensiva ao direito transindividual à educação”. O juiz ainda declara em seu parecer que “não pode ser tolerado que todos os docentes simplesmente ‘cruzem os braços’ sem prestar serviço algum, pondo em risco o ano letivo”.

A decisão da Justiça reforça a postura do Governador Jaques Wagner, que nesta terça-feira (31), no programa Conversa com o Governador conclamou os professores a retomarem suas atividades. “Eu quero, mais uma vez, chamar os professores no sentido da responsabilidade com os alunos até porque eu tenho a tranquilidade de dizer que, em quatro anos, nós melhoramos muito as condições de trabalho e de investimentos nas nossas universidades”.


Alunos são futuros profissionais alguns futuros professores, estamos preocupados sim com nosso ano letivo, mas também com o descaso que está a educação brasileira.

Um excelente trabalho está sendo realizado pelos alunos de Jornalismo da UNEB de Juazeiro.
Veja no site:


"Os Professores da Universidade do Estado da Bahia entraram em greve hoje, 26.04, depois de uma assembleia realizada pela manhã em Salvador. Agora todas as quatro universidades estaduais estão paralisadas, já que em Feira de Santana, Ilhéus e no Sudoeste da Bahia as atividades já tinham sido suspensas desde o início de Abril. Os professores protestam contra o decreto estabelecido pelo governador Jaques Vagner no dia 11 de fevereiro deste ano. Esta é a segunda vez que o governador edita um documento de contingenciamento, limitando recursos para as universidades públicas. Em 2009, ele já havia tomado essa medida. No campus da Uneb em Juazeiro, estudantes e professores se mobilizam para divulgar o movimento na sociedade."

Parabéns a turma de Jornalismo da UNEB de Juazeiro.
Nós alunos devemos contribuir ao descaso do governo sendo conivente com a situação???

Acordem universitários!!! A vida acadêmica não é só sentar com seu livro na mão. Precisamos enxergar a realidade e fazer diferente...





Nenhum comentário:

Postar um comentário